INGRESSO SOLIDÁRIO: 01 Kg de alimento não perecível
Retire no Sesc Maringá a partir de 17/09
Sujeito à lotação
Programação
19 / Setembro
Outros Eventos
OFICINA – DE CANTO POPULAR – Da base à performance
Oficina direcionada a cantores, profissionais ou amadores.
Prof: Lais Gomes
Descrição: Nestes encontros, serão explorados os 3 pilares da voz cantada (ressonância, respiração e fonação) e alguns caminhos na construção de uma performance marcante, através - mas também para além - da técnica. A apresentação de conceitos será ancorada em exemplos práticos e masterclasses.
Nível técnico e teórico: Para participar da oficina não é exigido nível técnico/teórico prévio
Data: 16 e 17/Set, às 19:00 às 21:00Local: SESC Maringá
Endereço: Avenida Duque de Caxias, nº 1517 - Zona 07
OFICINA – SOTAQUES MELÓDICOS – Acentuações e articulações para solistas
Oficina direcionada a qualquer instrumento e instrumentista com o propósito de estudar a interpretação melódica.
Prof: Isaias Alves da Silva.
Segunda a Quinta: 15h às 18h
Descrição: A oficina tem como foco a arte da interpretação como um todo, falando sobre características melódicas, analisando e praticando diversas articulações, acentuações, ornamentos e ideias rítmicas, harmônicas e melódicas.
Material: será disponibilizado um material em PDF e usaremos áudios de referência durante a oficina.
Nível técnico instrumental e teórico: intermediário e/ou avançado, principiantes poderão participar como ouvintes.
Informações complementares para os participantes ativos: ler partitura, estar com o instrumento e ter conhecimento das escalas maiores.
Data: 16, 17, 18 e 19/Set, às 15:00 às 18:00Local: SESC Maringá
Endereço: Avenida Duque de Caxias, nº 1517 - Zona 07
OFICINA – ACOMPANHAMENTO NO CHORO – Harmonia, contraponto, condução de vozes e estilo
A oficina comporta qualquer instrumento e instrumentista com o propósito de estudar o acompanhamento, condução harmônica.
Prof: Rafael Marinho
Descrição: A oficina tem como foco a arte do acompanhamento como um todo, falando sobre as funções dos instrumentos acompanhadores, analisando e praticando diferentes técnicas de acompanhamento, bem como o contraponto do violão 7 cordas, as levadas, texturas e voicings, e a prática de repertório.
Material: Será disponibilizado um material em PDF e usaremos áudios de referência durante a oficina.
Nível técnico instrumental e teórico: intermediário e/ou avançado, principiantes podem participar como ouvintes.
Informações complementares para os participantes ativos: ler partitura e cifra. Estar com o instrumento. Ter conhecimento de escalas - maiores e menores; campo harmônico e intervalos.
Data: 16, 17, 18 e 19/Set, às 15:00 às 18:00Local: SESC Maringá
Endereço: Avenida Duque de Caxias, nº 1517 - Zona 07
OFICINA – BRASIL PANDEIRO – Vertentes do Choro
Oficina direcionada ao pandeiro e percussão.
Prof: Andro Gustavo
Descrição: A oficina tem como objetivo a prática das danças que envolvem o choro através do pandeiro e outros instrumentos de percussão característicos do gênero. Tendo como ideia o passeio prático entre o maxixe, a polca, o choro sambado, o choro e suas variações.
Material: Será disponibilizado um material em PDF e usaremos áudios de referência durante a oficina.
Nível técnico e teórico: Para participar da oficina não é exigido nível técnico/teórico e todos os participantes, desde que tenham seu instrumento, podem participar.
Informações complementares: Para os participantes ativos: não será exigido conhecimento prévio.
Data: 16, 17, 18 e 19/Set, às 15:00 às 18:00Local: SESC Maringá
Endereço: Avenida Duque de Caxias, nº 1517 - Zona 07
OFICINA – PRÁTICA DE CONJUNTO – Conhecendo e vivenciando o repertório de Choro
A oficina comporta qualquer instrumento e instrumentista com o propósito de estudar o repertório de Choro.
Professores: Isaias Alves, Andro Gustavo e Rafael Marinho [MARAKA TRIO]
Descrição: A oficina tem como foco a abordagem do repertório de Choro, falando sobre as características do mesmo e seus subgêneros. Contextualizando a história do Choro dentro do repertório trabalhado para quê os alunos possam agregar um conteúdo técnico e apreciativo com propriedade na construção de um saber musical variado e consolidado.
Material: Será disponibilizado um material em PDF e usaremos áudios de referência durante a oficina.
Nível técnico e teórico: Para participar da oficina NÃO é exigido nível técnico/teórico e todos os participantes, desde que tenham seu instrumento, podem participar.
Informações complementares para os participantes ativos (cordas e sopros): ler partitura e cifra, e estar com o instrumento.
Data: 16, 17 e 19/Set, às 19:00 às 21:00Local: SESC Maringá
Endereço: Avenida Duque de Caxias, nº 1517 - Zona 07
Últimas Notícias
Sesc da Esquina recebe artistas paranaenses na primeira edição do Festiban
Nesta semana, nos dias 5 e 6 , artistas de diferentes regiões do estado reuniram-se no Teatro do Sesc da Esquina para a primeira edição do Festival de Bandas e Grupos de Música Popular do Sesc PR. Treze bandas das cidades de Londrina, Pinhais,...
Sesc PR promove circulação de artistas gaúchos com apresentações de música, artes cênicas e literatura
Iniciativa é em parceria com o Sesc do Rio Grande do Sul no projeto “Circula Artistas RS” e passará pelas cidades de Bela Vista do Paraíso, Maringá e Londrina Em apoio aos profissionais da cultura, o Sesc Rio Grande do Sul em parceria com ...
Começa amanhã (5) o primeiro Festival de Bandas e Grupos de Música Popular no Sesc da Esquina
Nesta terça (5) e quarta-feira (6), a partir das 19h30, o Teatro do Sesc da Esquina recebe músicos para a primeira edição do Festival de Bandas e Grupos de Música Popular do Sesc PR. Serão 13 bandas que farão as apresentações nas duas noi...
Edições Anteriores
Histórico
Femucic 2019
Promoção: Sesc Paraná, Prefeitura de Maringá e RPC.
Apoio: Rádios Maringá FM; CBN Maringá; MIX FM, Mundo Livre FM, UEM FM, Nativa FM e NET.
Realização: 13 a 15 de junho de 2019
Local: Teatro Calil Haddad
Músicas inscritas: 915 músicas foram inscritas no festival, provenientes de 26 estados do país mais o Distrito Federal, com representantes de cidades diferentes. Dessas, 26 foram selecionadas pela curadoria do projeto. Além de paranaenses, a 41ª edição do Femucic contou com músicos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Amazonas e Goias. Além desse passeio musical pelo país, o Femucic abre espaço para a música autoral e os mais diversos estilos musicais. Do baião ao instrumental, passando pelo chorinho, pelo samba, pelo regional, pelo jazz, pelo maracatu, entre outros.
Femucic on-line: todas as noites de evento foram transmitidas ao vivo através do canal oficial do Sesc PR no Youtube: https://www.youtube.com/user/sescpr/videos expandindo a experiência musical do Festival para nível mundial.
Femucic nas Escolas: de 10 a 14 de Junho, o Femucic nas Escolas reuniu apresentações didáticas para alunos das escolas municipais de Maringá. Foram 10 Escolas envolvidas e cerca de 1.450 crianças alcançadas. O formato adotado para essa intervenção nas escolas aproxima as crianças do universo da música, seus instrumentos e gêneros variados.
Femucic nas Empresas: de 10 a 15 de Junho, o Femucic nas Empresas reuniu apresentações para colaboradores e comerciários das empresas da cidade de Maringá e região. Foram 5 Empresas envolvidas e cerca de 610 colaboradores alcançados.
Oficinas de Música: de 11 a 13 de Junho, com o objetivo de aprimorar a performance em música brasileira, além de promover a troca de experiências entre músicos, o intercâmbio profissional foi realizado na Unidade do Sesc Maringá, dividido nos módulos:
– “Canto Popular”– Bia Goes (09 h/a)
– “Oficina de Bateria” – Paulo Almeida (09 h/a)
– “Oficina de Piano” – Salomão Soares (09 h/a)
– “Oficina de Contrabaixo” – Thiago Alves (09 h/a)
– “Oficina de Guitarra” – Fabio Leal (09 h/a)
– “Oficina de Sopros/Trompete” – Rubinho Antunes (09 h/a)
Total de participantes nas Oficinas: 124 estudantes de música.
Ainda como programação paralela, o evento realizou nos dias 11 a 15 de Junho, apresentações externas em variados pontos da cidade de Maringá, como o Parque Alfredo Nyffeler, Parque do Japão, Parque do Ingá, Feira livre Estádio Willie Davids, Feira livre Vila Santo Antônio, UEM, Paço Municipal e Lojas Americanas (em frente), reunindo o total de público de mais de 560 pessoas.
Além dessas apresentações abertas, no dia 15 de junho às 11h30 na Praça Napoleão Moreira da Silva, aconteceu o 2º encontro de bateristas, reunindo cerca de 45 músicos para um público de aproximadamente 400 pessoas.
Sobre
A programação conta com shows que acontecerão no Teatro Sesc Maringá nos dias 18, 19 e 20 de setembro, e no Teatro Marista no dia 21 de setembro, onde ocorrerá o show nacional com Ivan Lins, que será aberto pela Orquestra Jovem SESC do Centro de Difusão Musical do SESC Maringá. Além disso, serão realizadas oficinas de música gratuitas, abertas ao público, de 16 a 19 de setembro, incluindo aulas de instrumento, de canto e de prática de conjunto. Estão programados também shows abertos em diversos locais da cidade de Maringá durante essa semana, com o objetivo de formação de plateia e espalha boa música a todos os cantos da cidade.
Além disso, em paralelo às ações formativas e a mostra de música, são realizadas apresentações didáticas em escolas municipais e empresas do comércio de Maringá e região. O objetivo é a formação de plateia e tornar o evento mais acessível a todos.
Ingressos
Os ingressos para os shows serão distribuídos na Unidade Sesc Maringá a partir do dia 17 de Setembro.
A programação conta com shows que acontecerão no Teatro Sesc Maringá nos dias 18, 19 e 20 de setembro, e no Teatro Marista no dia 21 de setembro, onde ocorrerá o show nacional com Ivan Lins, que será aberto pela Orquestra Jovem SESC do Centro de Difusão Musical do SESC Maringá. Além disso, serão realizadas oficinas de música gratuitas, abertas ao público, de 16 a 19 de setembro, incluindo aulas de instrumento, de canto e de prática de conjunto. Estão programados também shows abertos em diversos locais da cidade de Maringá durante essa semana, com o objetivo de formação de plateia e espalha boa música a todos os cantos da cidade.
Além disso, em paralelo às ações formativas e a mostra de música, são realizadas apresentações didáticas em escolas municipais e empresas do comércio de Maringá e região. O objetivo é a formação de plateia e tornar o evento mais acessível a todos.
Ingressos
Os ingressos para os shows serão distribuídos na Unidade Sesc Maringá a partir do dia 17 de Setembro.