Neste bate-papo intitulado Mulheres Originárias – A literatura de autoria indígena, com Julie Dorrico e Amanda Crispim, será discutido o percurso da força das mulheres nativas na literatura e na inscrição de corpos na produção artística; e como a oralidade se faz presente e vem abrindo cada vez mais espaço na contemporaneidade.
__________
Julie Dorrico é doutora em Teoria da Literatura na PUCRS, mestre em Estudos Literários e licenciada em Letras pela Unir. É escritora, consultora, palestrante e pesquisadora de literatura indígena. Participou da curadoria de arte indígena em diferentes eventos e programações. Publicou a obra “Eu sou macuxi e outras histórias”, pela Caos e Letras (2019). Nasceu em Guajará-Mirim (RO), filha de mãe guianense e pai peruano, aos 26 anos soube que sua bisavó era macuxi e foi em busca de sua ancestralidade. Na caminhada, escreveu e organizou dezenas de livros, ensaios e artigos, além da websérie “Leia Autoras Indígenas”, no canal do YouTube.
Amanda Crispim é professora, formada em Letras pela UEL. Pesquisa as obras de Carolina de Jesus e de Conceição Evaristo, dois expoentes da literatura negra feminina brasileira. Integra o conselho editorial que supervisiona a produção de uma série da obra de Carolina Maria de Jesus a ser publicada pela editora Cia. das Letras. Em 2022, publicou o livro “A poesia de Carolina Maria de Jesus: um estudo de seu projeto estético, de suas temáticas e de sua natureza quilombola”, pela editora Malê.